5 indicadores financeiros que você precisa monitorar!

Os indicadores financeiros são mecanismos que auxiliam o empresário a entender como está a saúde financeira de seu negócio. Adotando estratégias preventivas ao planejamento do negócio, esses índices podem contribuir para o crescimento e a competitividade da empresa.

Neste artigo especial, você vai conhecer 5 indicadores que precisam ser acompanhados, aprendendo como aplicá-los na prática do seu negócio. Acompanhe!

1. Retorno sobre o investimento

O Retorno sobre o Investimento é muito conhecido no mercado pela sua sigla ROI. Este índice é utilizado para sinalizar ao empresário quanto dinheiro ele está ganhando, ou perdendo, com o seu empreendimento.

Dessa forma, o ROI auxilia o gestor a compreender se a operação está sendo sustentável ou se você precisa mudar a estratégia do seu negócio.

O acompanhamento do ROI permite que o empresário saiba identificar quais são as ações geram mais lucro, os canais de comunicação que apresentam melhores resultados, como está o desempenho da equipe de vendas, bem como a eficácia das campanhas de marketing.

O cálculo do ROI é simples, para ter acesso a essa informação basta aplicar a seguinte fórmula:

ROI é: (Ganho Conquistado menos Investimento inicial) dividido pelo Investimento inicial

2. Margem Líquida

A margem líquida permite ao empresário identificar o que sobrou do capital após a subtração dos gastos realizados. Isso significa que ela permite identificar qual foi o lucro com as vendas.

O valor da margem líquida está atrelado ao crescimento do negócio. Assim, quanto maior a margem líquida, maior é o dinheiro disponível para fazer investimentos. Para calcular esse indicador basta aplicar a seguinte fórmula:

Margem líquida é: (Lucro líquido dividido pelo Vendas realizadas) vezes 100

3. Margem Bruta

Esse é, sem dúvida, um dos índices mais conhecidos e utilizados pelo mercado. O indicador de margem bruta permite ao empresário conhecer o valor ganho em cada venda, levando em consideração os gastos de produção e venda. A fórmula da margem bruta aplicada para obter essa informação é:

Margem bruta é: (Lucro bruto dividido pela Receita total) vezes 100

4. Margem EBITDA

A EBITDA é a sigla em inglês para Earnings before interest, taxes, depreciation and amortization. É uma métrica de rentabilidade calculada por meio da divisão dos lucros antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (LAJIDA, em português) pela receita líquida da empresa. Para obter essa informação tão importante sobre o seu negócio basta colocar o seguinte cálculo no papel:

EBITDA é: Depreciação mais Amortização mais o Lucro operacional líquido

5. Ponto de equilíbrio

O último indicador financeiro é chamado de ponto de equilíbrio. Ele apresenta informações acerca de quanto o empresário deve faturar a fim de garantir o equilíbrio das contas. A sua fórmula é muito simples:

Ponto de equilíbrio é: Despesas fixas divididas pela Margem de contribuição

A informação obtida permite compreender como alcançar a estabilidade na gestão do negócio. Se o ponto de equilíbrio não estiver alinhado com as demais métricas, será preciso avaliar os demais indicadores e buscar uma estratégia financeira que garanta o balanço das contas.

É importante destacar que a análise dos indicadores financeiros não pode ser feita separadamente, tendo em vista que essas informações estão interligadas, razão pela qual ela traz um panorama mais completo quando avaliada de forma conjunta.

Nosso artigo foi útil e interessante para você? Então, siga nossas páginas nas redes sociais — Facebook e Instagram — e fique por dentro de mais conteúdos sobre gestão e eficiência empresarial!

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.