Por que é tão importante contratar uma auditoria eletrônica tributária?

Você sabe o que é a autoria eletrônica tributária? Esse processo, sem a participação da tecnologia, já é feito há muitos anos nas empresas espalhadas pelos quatro cantos do Brasil, entretanto, a eficiência não é algo muito presente nesse tipo de procedimento.

Isso porque, dependendo do tamanho da empresa, auditar todos os seus processos fiscais pode ser algo quase que impossível. Com o surgimento e evolução da tecnologia a auditoria eletrônica tributária passou a ser uma realidade, tanto nos órgãos de tributação quanto nas empresas.

Quer saber mais sobre como seu negócio pode ser beneficiado por isso? Então, acompanhe-nos nesta breve leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a auditoria eletrônica tributária?

A auditoria é um processo que tem por objetivo a validação dos sistemas, atividades e as informações que interferem no setor fiscal da empresa e ela tem como objetivo principal avaliar se os processos tributários do negócio estão em perfeita conformidade.

Ela é uma importante ferramenta para que uma empresa desenvolva o compliance fiscal e evite sanções oriundas dos órgãos de tributação. Ela também pode servir como um balizador da saúde financeira do negócio, evidenciando eventuais gargalos que possam existir na composição do negócio.

Como nós mencionamos, esse processo é antigo e já era amplamente utilizado por empresas maiores e que tinham mais capital para arcar com os custos desse processo que era bastante elevado, tendo em vista que demandava o pagamento de honorários de profissionais da área contábil e jurídica.

Por outro lado, a tecnologia democratizou em muito esse processo com a criação da auditoria eletrônica tributária. Basicamente, a ideia por trás dessa ferramenta é a mesma daquela realizada no passado, porém, ela utiliza os documentos digitais produzidos pela maioria das empresas atualmente, entre eles os documentos fiscais eletrônicos e as obrigações acessórias eletrônicas.

Com isso, a auditoria nos processos tributários passou a ser mais acessíveis a todos os empresários, garantindo todos os benefícios que mostraremos nos tópicos abaixo.

Quais são as vantagens que a auditoria eletrônica tributária pode proporcionar?

Neste tópico, você poderá conferir quais são as principais vantagens que o processo de auditoria eletrônica tributária pode proporcionar ao seu negócio. Continue lendo!

Melhoria na competitividade

O processo de auditoria eletrônica tributária pode interferir diretamente na competitividade do seu negócio e isso ocorre em dois segmentos. Primeiro, quando você demonstra ao mercado que a empresa está preocupada com o perfeito cumprimento de todas as suas obrigações fiscais os consumidores passam a enxergá-la com outros olhos.

Consequentemente, a tendência é que as pessoas tenham mais tranquilidade em fazer negócios com o seu estabelecimento. Por outro lado, esse processo também pode impactar diretamente na mensuração dos seus custos tributários.

Não é raro encontrar empresas que pagam mais impostos e contribuições que o correto. Ao identificar esses erros e eliminá-los você tem a oportunidade de oferecer preços mais competitivos para seus produtos e serviços sem prejudicar a lucratividade.

Controle dos processos

Outro ponto que merece destaque é o controle dos processos internos. A auditoria eletrônica tributária analisa todos os fluxos de trabalho realizado pelos seus colaboradores, identificando eventuais gargalos e pontos fracos que podem ser melhorados.

Recuperação de impostos

A auditoria eletrônica tributária também favorece a recuperação de impostos. É muito comum encontrar empresas que, erroneamente, contribuíram com valores superiores ao que seriam devidos. Esse processo, portanto, auxilia na identificação desse montante e a possibilidade de recuperação do dinheiro.

Diminuição de custos

A diminuição de custos que mencionamos anteriormente se dá, principalmente, pela correta apuração tributária, bem como adequação do regime de tributação. Muitos empresários optam por regimes tributação totalmente inadequados.

Existe um consenso muito perigoso de que o Simples Nacional sempre será a melhor opção para todo o tipo de negócio e isso é um grande erro. A definição do regime de tributação deve ocorrer com base em estudo e análise da atividade econômico, produtos comercializados ou tipo de serviços prestados, receita, custos e despesas da empresa.

Um processo de auditoria eletrônica tributária favorece a identificação desses erros e a adequação do regime de tributação, reduzindo o custo com impostos desnecessários.

Redução de riscos tributários

Outro benefício que será adicionado ao processo de auditoria eletrônica tributária é a redução de riscos tributários. Isso acontece pelo simples fato de existir a busca constante em deixar a empresa em total conformidade com as exigências provenientes da legislação tributária.

Com isso, também ocorre uma redução nas multas por penalidades, juros e multa moratória originárias do atraso no pagamento de guias de recolhimento ou no envio de obrigações acessórias fora do prazo.

Praticidade e segurança

Por fim, um processo de auditoria eletrônica tributária proporciona mais praticidade e segurança para que o gestor possa realizar as suas atribuições tendo a tranquilidade de saber que todas as obrigações fiscais, sejam elas as principais ou acessórias estão sendo devidamente cumpridas.

Dessa forma, ele pode focar no core business do negócio, ou seja, nas atribuições que, efetivamente, geram resultado como o relacionamento com clientes e fornecedores, gestão de pessoas etc.

Como implementar a auditoria eletrônica tributária?

A auditoria eletrônica tributária precisa de dois elementos básicos e sem os quais fica totalmente impossível existir. O primeiro deles, é a organização de seus documentos físicos e digitais, processos, bem como sua escrituração contábil.

Afinal, todos esses dados e informações serão utilizados para que as verificações e análises sejam feitas. Além disso, também é essencial que você conte com um serviço de contabilidade especializado nesse tipo de assunto.

Para tanto, é fundamental que você selecione uma empresa que ofereça alguns diferenciais, tais como, profissionais especializados para adequação e verificação de seus dados, além de ferramentas de tecnologia para que seja possível analisar a questão tributária do seu negócio como um todo.

Como você pode perceber, a auditoria eletrônica tributária é um processo que facilita em muito a verificação da situação fiscal da empresa, garantindo o compliance nessa área, consequentemente, evitando que o negócio fique exposto a eventuais fiscalizações e auditorias dos órgãos de tributação.

Se você quer saber um pouco mais sobre esse assunto entre em contato conosco. Nossos especialistas estão aguardando para orientá-lo sobre esse processo.

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.

Guia sobre EFD-Reinf para empresas