BPO financeiro: entenda o que é e quais as suas vantagens para as empresas

O BPO financeiro é uma estratégia que vem sendo amplamente utilizada pelas empresas para obter uma série de benefícios — entre eles, a redução de custos e a utilização de um serviço especializado para o gerenciamento de finanças.

Apesar de estar ganhando espaço no mercado, o BPO ainda é um conceito que está começando a ser percebido pelos gestores. Pensando na importância do assunto e nas grandiosas vantagens que esse serviço pode proporcionar, nós resolvemos escrever este artigo.

Nele, mostraremos como o BPO funciona e os principais benefícios que ele pode proporcionar à sua empresa. Continue a leitura!

O que é o BPO financeiro?

Inicialmente, precisamos entender o que significa BPO. Basicamente, é a sigla que representa o termo Business Process Outsourcing, que, traduzindo para o Português, significa terceirização de processos de um negócio. Na prática, a ideia é transmitir, para outra empresa especializada, algumas tarefas que não têm relação direta com a atividade principal da empresa, apesar de isso ser possível de acordo com a Lei.

Por exemplo, uma empresa do segmento de venda de roupas tem expertise na negociação com clientes, em ofertas e nos demais processos relacionados às vendas, entretanto, não necessariamente tem todo o conhecimento para realizar a gestão financeira. Nesse caso, essa atividade em especial pode ser transmitida a outro empreendimento.

O BPO financeiro, portanto, é um tipo de serviço que transmite a outra empresa a responsabilidade sobre a gestão do departamento de finanças do seu negócio. Assim, todo o trabalho de conciliação bancária, de geração de relatórios e de gestão de contas a pagar e a receber fica por conta dessa terceirizada.

Nesse caso, o gestor fica com o foco total nas atividades que, efetivamente, geram resultados para o seu negócio e deixa, para quem entende do assunto, todas as outras que estão mais relacionadas com a gestão, tais como a questão financeira. Além disso, também é possível reduzir custos com BPO.

Quais são os benefícios que ele pode proporcionar?

Agora que você já entendeu o que é o BPO financeiro, mostraremos os principais benefícios que ele pode proporcionar a um negócio. Continue lendo!

Aumento de eficiência e de produtividade

Um dos primeiros, sem dúvidas, é o aumento na eficiência e na produtividade do seu próprio negócio. Quando você terceiriza uma parte da empresa que não está diretamente ligada com a sua atividade-fim, automaticamente, tem mais tempo para se dedicar a ela, deixando todo o seu foco no core business, ou seja, no coração do negócio.

Além disso, terá a tranquilidade de saber que todas as atribuições relacionadas ao departamento financeiro estão sendo executadas da forma correta, afinal, o departamento estará nas mãos de quem, efetivamente, entende do assunto.

Informações mais rápidas e precisas

Outro ponto que merece destaque é o fato de você poder ter informações de forma rápida e precisa. Quem pensa que o departamento financeiro serve apenas para controlar pagamentos e recebimentos está muito enganado. Nesse mesmo setor, são geradas informações cruciais sobre o seu negócio, tais como: relatórios de despesas, custos, receitas previstas, entre outras.

O empresário precisa ter acesso a essas informações em tempo real para poder tomar decisões mais precisas e, se o seu financeiro não estiver em dia com todos os seus controles, ele pode se equivocar e deliberar de forma errada, gerando prejuízos ao negócio.

Ao contar com um bom serviço de BPO financeiro, esse problema é eliminado, pois o seu departamento estará em dia e com todos os dados e informações devidamente organizados para que os relatórios sejam gerados imediatamente, quando necessário.

Segurança financeira

Outro ponto que merece destaque é a segurança financeira. Como o BPO coloca todas as suas finanças em dia, você terá uma visão ampla e concreta de todos os pontos do seu negócio, evitando passar por períodos de baixa entrada de recursos que podem levar o seu empreendimento a passar por dificuldades financeiras.

Otimização da gestão de documentos

Por fim, o BPO financeiro também cuidará de todos os documentos relacionados a esse setor, tais como: comprovantes de pagamento, recebimentos, boletos e guias a pagar, extratos bancários, entre outros. É muito comum encontrar empresários que acabam tendo problemas para comprovar uma quitação de um débito por, simplesmente, terem perdido o comprovante.

Assim, o BPO financeiro fará a organização desses documentos e, em seguida, seu armazenamento durante o tempo necessário que é exigido pela Lei, evitando que sua empresa perca direitos ou seja multada pela falta de documentos. 

Como é possível reduzir custos com a terceirização?

Você sabia que, além desses benefícios, também é possível reduzir custos com BPO? Essa parte é tão importante que resolvemos dedicar um tópico exclusivo para tratar dela. Algumas pessoas podem ler essa afirmação e acreditar que ela é equivocada, afinal, você terá que arcar com o pagamento mensal dessa empresa que executará o serviço.

No entanto, essa ideia é totalmente errada. Ao terceirizar o seu setor financeiro, você dispensará a necessidade de contratar profissionais qualificados para atuarem nesse departamento. Isso significa que não terá que arcar com custos trabalhistas, além dos riscos de manter um funcionário dentro do seu empreendimento.

Outro ponto da redução de custos está no fato de dispensar a necessidade de alocação de um espaço para que os empregados possam desempenhar suas atividades. Além disso, também não será necessário adquirir os equipamentos e sistemas exigidos para fazer esse tipo de gestão.

Tudo isso ficará a cargo da empresa de BPO financeiro que foi contratada e, portanto, você poderá economizar com todos esses custos, uma vez que essa prestadora de serviços já tem toda essa estrutura que é necessária para atender às necessidades da sua empresa.

Como você pôde perceber, o BPO financeiro é uma estratégia que proporciona uma série de benefícios. Portanto, comece a pensar na possibilidade da implementação desse tipo de processo. A sua empresa só tem a ganhar com a terceirização que permitirá uma melhor gestão da área, além da possibilidade de reduzir custos com BPO.

Gostou das informações deste artigo? Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Então, convidamos você a entrar em contato conosco e conversar com um de nossos especialistas. Assim, explicaremos um pouco mais a fundo como esse processo funciona. 

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.