Como evitar processo trabalhista na empresa? 3 dicas essenciais!

Quando uma empresa sofre processos trabalhistas, toda a sua saúde financeira é colocada em risco. Afinal, geralmente, esse tipo de problema acaba causando perdas financeiras irreparáveis e extremamente prejudiciais para qualquer tipo de negócio.

Sendo assim, saber como evitar processos trabalhistas é fundamental para manter as finanças da sua empresa em dia, bem como para construir um relacionamento saudável entre todos os seus colaboradores.

Pensando na importância desse assunto para todos os empresários brasileiros, nós resolvemos escrever este artigo. Nele, mostraremos 5 dicas que você pode aplicar para evitar esse tipo de problema! Confira!

O que são processos trabalhistas?

Processos trabalhistas são ações movidas por funcionários ativos ou demitidos na Justiça do Trabalho. O objetivo principal desse tipo de procedimento é clamar possíveis direitos que determinado colaborador não recebeu durante o período em que desenvolvia seu trabalho na empresa.

Apesar de, hoje em dia, os juízes do trabalho estarem mais abertos à negociação e, principalmente, mais atentos a possíveis tentativas de fraude de empregados contra seus empregadores, ainda existe certa tendência da justiça em colocar os colaboradores em uma situação de superioridade em relação às empresas.

Por isso, é fundamental que você, enquanto gestor de um empreendimento, esteja sempre atento a todos os pontos que possam gerar reclamações trabalhistas entre seus funcionários.

Além de dar a devida atenção a isso, você blinda a sua empresa contra possíveis ações que possam levar seus colaboradores à Justiça do Trabalho para reclamar por direitos não atendidos.

Como evitar processos trabalhistas?

Agora, vamos mostrar algumas práticas que você pode adotar em sua empresa para evitar processos trabalhistas penosos e que prejudicam severamente a saúde financeira do seu empreendimento. Continue lendo!

1. Melhore o processo de seleção

O primeiro passo é melhorar o processo de seleção e recrutamento de funcionários. Geralmente, existem pessoas que têm tendências a buscar possíveis erros que, inconscientemente, são cometidos por gestores ou chefes de departamentos de uma empresa.

Com base nessas falhas, esse tipo de funcionário ingressa na justiça tentando angariar indenizações da empresa em que está trabalhando. Pessoas com esse perfil, por mais que pareçam profissionais competentes, não devem fazer parte do seu quadro funcional.

Além disso, evite contratar pessoas que têm históricos ruins de passagens por outras empresas. Você pode buscar informações sobre os profissionais que pretende contratar simplesmente fazendo contato com os empresários que os empregaram anteriormente.

2. Estude a legislação trabalhista

Outro ponto crucial para evitar processos trabalhistas em sua empresa é conhecer a legislação aplicável ao seu negócio. Para tanto, é fundamental que você conte com o apoio de uma consultoria especializada nessa área. Afinal, estamos tratando de um segmento extremamente complexo e que necessita de profissionais capacitados para orientá-lo quando necessário.

3. Tenha cuidado com as demissões

Por fim, tenha muito cuidado com as rescisões contratuais que forem realizadas na sua empresa. Elas representam a principal fonte de processos trabalhistas que você mantém.

Muitos erros ocorrem por falhas simples que poderiam ter sido evitadas, caso o termo rescisório tivesse passado pelo crivo analítico de um profissional acostumado a lidar com esse tipo de documento.

Ao seguir essas dicas de como evitar processos trabalhistas em sua empresa, você reduzirá consideravelmente esses riscos, bem como a possibilidade de eles gerarem prejuízos financeiros que atrapalham o crescimento e o desenvolvimento do seu negócio.

Gostou deste artigo? Que tal continuar aprendendo sobre esse assunto? Para isso, confira o post que preparamos para você. Nele, mostraremos os 5 erros mais comuns que são cometidos na folha de pagamento e o que você deve fazer para evitá-los.

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.