Consultoria trabalhista: saiba como funciona e quais as vantagens

A legislação trabalhista brasileira é complexa. Além das leis propriamente ditas, ela abarca as convenções coletivas, os acordos das categorias profissionais, as normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho, bem como as Portarias do Ministério do Trabalho. Nesse cenário, a consultoria trabalhista oferece um serviço direcionado para o cumprimento de todas essas normas, garantindo a proteção jurídica do empregador.

Muitas empresas negligenciam a gestão trabalhista e isso acontece, principalmente, por falta de conhecimento a respeito das implicações legais que o descumprimento da lei pode acarretar para a companhia.

Desenvolvemos este artigo, então, com o objetivo de apresentar ao leitor a consultoria trabalhista, oferecendo desde informações conceituais até dicas de como escolher uma boa empresa para a prestação desse tipo de serviço. Acompanhe!

O que faz uma consultoria trabalhista?

De forma geral, as empresas contam com o apoio dos seus contadores para a realização de processos de contratação de funcionários, emissão de folha de pagamento e outras obrigações relativas à gestão dos colaboradores.

O trabalho desenvolvido pela consultoria é focado na análise dessas rotinas, com a identificação de eventuais problemas e posterior apresentação de sugestões para a sua regularização.

Os resultados obtidos são a prevenção de passivos trabalhistas e processos judiciais que podem ser ocasionados em razão do descumprimento das obrigações legais impostas para a empresa.

Além disso, a consultoria oferece um suporte técnico especializado para o departamento pessoal, contribuindo para que os profissionais que atuam nesse setor tenham mais segurança quando da admissão, da elaboração de folhas de pagamento, do pagamento de pró-labore para sócios, dos processos de demissão, entre outras atividades do setor.

Essas práticas se refletem em segurança jurídica para a empresa e qualificação das atividades, com a revisão dos contratos trabalhistas e dos procedimentos operacionais atrelados à gestão dos recursos humanos, e a revisão das políticas de contratação.

Muitos problemas podem facilmente ser evitados pelas empresas com a contratação de uma consultoria especializada.

Em que situação ela é recomendada?

A consultoria trabalhista é especialmente recomendada para micro, pequenas e médias empresas que não têm condições de estruturar um departamento jurídico e pessoal.

A ausência de profissionais com essa capacitação faz com que os empresários não acompanhem a rotina dos recursos humanos de forma adequada, deixando de preparar a empresa para seguir as normas da CLT.

Dessa maneira, a consultoria é indicada para todas as empresas que não têm profissionais tecnicamente preparados para lidar com questões trabalhistas. Além disso, a terceirização é uma excelente opção, pois minimiza custos e reduz significativamente o risco de sofrer com processos trabalhistas.

Quais são os benefícios para a empresa?

A segurança jurídica é, sem dúvidas, um dos principais benefícios que a consultoria trabalhista oferece para uma empresa. Com ações articuladas, o trabalho dos consultores consiste, basicamente, no cumprimento da legislação, alinhando as práticas e eliminando o risco de criação de passivos trabalhistas.

Mas não é só isso. Além da segurança jurídica, as atividades desenvolvidas pela consultoria ajudam na manutenção do bom relacionamento entre a empresa e os seus colaboradores, uma vez que os funcionários se sentem mais seguros ao saber que a companhia está preocupada com o respeito aos seus direitos.

Outro benefício que merece destaque é o fortalecimento da segurança dos contratos trabalhistas. Contratos bem elaborados e que ofereçam o suporte necessário em caso de necessidade facilitam as operações e minimizam os riscos, tanto para empregadores quanto para empregados.

Por fim, a otimização do desempenho financeiro da empresa é outra vantagem interessante da consultoria trabalhista. Com a redução de riscos e a organização das tarefas relacionadas ao departamento pessoal, são minimizadas as chances de a empresa sofrer com processos trabalhistas, o que vai influenciar diretamente nas finanças do negócio.

Como escolher uma empresa que preste consultoria na área trabalhista?

Essa é uma dúvida bastante comum dos empresários que estão buscando alternativas de consultorias especializadas no mercado, e as dúvidas têm sua razão de existir. Hoje, é possível encontrar diversas consultorias, mas nem todas com a especialização e o suporte necessários para atender a todas as necessidades da empresa.

Se você está procurando uma consultoria trabalhista, é importante analisar três fatores principais antes da contratação: a formação da equipe de consultores, o rol de clientes atendidos e o seu posicionamento no mercado.

Nesse sentido, os profissionais devem ter não só conhecimento aprofundado sobre a legislação e as boas práticas de mercado, mas também experiência com a atuação na consultoria, oferecendo todo o suporte técnico necessário para atender às demandas da empresa.

O rol de clientes atendidos pela consultoria ajuda o empresário na hora de escolher o melhor serviço. Além disso, é possível entrar em contato com alguns desses clientes para pedir um feedback sobre o trabalho desenvolvido pelos consultores. A opinião dos clientes é muito importante na hora da escolha, já que eles ajudam a entender se o prestador do serviço oferece um atendimento completo.

Por fim, o posicionamento da consultoria no seu mercado é outro aspecto que pode ser observado. Bons profissionais costumam ter reconhecimento na sua área de atuação, por isso, se a consultoria for reconhecida na sua região pela excelência na qualidade dos serviços, certamente, ela será uma escolha interessante para o seu negócio.

A Rocha & Montarroyos Consult é uma empresa especializada na prestação de serviços nas áreas de contabilidade, de impostos, de trabalho, de gestão de folha de pagamentos, de tributos, de consultoria financeira, entre outras. Nossos profissionais têm toda a qualificação técnica para oferecer um serviço especializado e exclusivo aos clientes atendidos.

Como você pôde ver no decorrer deste artigo, a consultoria trabalhista é uma excelente opção para as empresas que buscam reduzir riscos jurídicos, otimizar suas operações, minimizar o risco de passivos trabalhistas e criar um ambiente de trabalho mais harmônico.

Se você é empresário e ainda não investe em ações focadas na segurança jurídico-trabalhista, é hora de rever suas práticas, adotando medidas especializadas e que vão beneficiar tanto a sua empresa e suas finanças quanto os seus funcionários.

Você busca uma consultoria trabalhista para a sua empresa? Entre em contato com a Rocha & Montarroyos Consult e descubra como podemos ajudar na segurança jurídica e operacional do seu negócio!

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.

Guia sobre EFD-Reinf para empresas