Consultoria Tributária: entenda como funciona e quais os benefícios

A consultoria tributária é um processo que visa à obtenção das melhores práticas relacionadas à apuração, ao recolhimento e ao cumprimento de obrigações acessórias dentro de um empreendimento.

Apesar da grande importância que esse processo tem para as empresas, muitas acabam simplesmente negligenciando a relevância de contratar uma organização especializada nesse campo para lidar com todas essas questões.

No artigo de hoje, vamos mostrar como a consultoria tributária funciona, bem como a importância de poder contar com esse tipo de serviço dentro do seu empreendimento. Acompanhe!

O que é uma consultoria tributária?

A consultoria tributária é um serviço realizado por profissionais que têm conhecimentos nas áreas de contabilidade, economia, direito tributário e que visa a adequar todos os procedimentos relacionados ao pagamento de tributos que incidem sobre a atividade de um empreendimento.

Ela tem como objetivo principal evitar que uma empresa esteja exposta a riscos fiscais. Para tanto, é fundamental contar com uma equipe qualificada e que possa orientar quanto as melhores práticas no cumprimento das obrigações impostas pela Legislação Tributária.

A legislação que regulamenta as questões fiscais de uma empresa é extremamente ampla e complexa. Como se isso já não fosse o suficiente, essa mesma lei sofre modificações com muita frequência, gerando, assim, ainda mais dificuldade para que um gestor possa entender e aplicar todos os critérios que atingem diretamente o seu negócio.

Nesse sentido, a consultoria tributária realizará a análise dos pontos da Lei que são aplicadas ao seu negócio, permitindo que as suas ações sejam voltadas para o perfeito atendimento destas obrigações, evitando que você perca tempo estuando partes da Lei que não são exigidas no seu seguimento.

Nesse contexto, dificilmente, um empresário dedicará grande parte do seu tempo para estudar a legislação tributária e verificar aqueles pontos que são aplicados ao seu negócio. Assim, surge a necessidade de contar com uma consultoria tributária.

Esse serviço oferecerá apoio de profissionais qualificados e acostumados a lidar com as mais variadas ramificações da legislação fiscal, proporcionando ao seu empreendimento todo o direcionamento necessário para que a lei aplicada à sua empresa seja perfeitamente atendida.

Como funciona esse tipo de serviço?

Agora que você entendeu o que é a consultoria tributária, vamos mostrar como funciona esse tipo de serviço, ou seja, basicamente o que ela fará dentro da sua empresa. Continue lendo!

Planejamento tributário

Uma das tarefas mais importantes da consultoria tributária é a realização do planejamento tributário do seu negócio. Esse processo visa a aplicar a legislação adequada ao seu empreendimento, de modo que sua empresa contribua com os impostos que, efetivamente, são devidos.

Acredite, é muito comum vermos empresas que acabam pagando mais impostos do que deveriam pelo fato de não terem um planejamento tributário adequado, feito por profissionais qualificados para tal.

Portanto, podemos afirmar que um planejamento tributária tem por consequencia a redução da carga tributária, no entanto, sempre observando a Legislação, bem como, os fundamentos econômicos, logísticos e operacionais.

Verificação de procedimentos fiscais

Outras atividades que serão executadas pela consultoria tributária são a verificação e a validação de procedimentos fiscais. Nesse caso, são verificadas inconsistências para que elas possam ser sanadas em tempo hábil e evitar problemas com o fisco.

Entre eles, podemos destacar a classificação fiscal dos produtos, comercializados, análise do fato gerador e base de cálculo, lançamento dos documentos fiscais e o cumprimento de obrigações acessórias entre outros processos diários que são executados pelos seus colaboradores.

Avaliação de benefícios fiscais

Uma consultoria tributária especializada também ficará de olho em todos os benefícios fiscais que surgirem e forem destinados ao seu negócio. Assim, você não correrá o risco de perder algum tipo de programa ou incentivo fiscal criado pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal.

Quando a consultoria tributária é indicada para uma empresa?

Muitos empresários podem cair na equivocada ideia de que a consultoria tributária é indicada apenas para grandes empreendimentos que têm movimentações fiscais muito intensas ou de difícil entendimento.

Entretanto, isso é um grande erro. Como já mencionamos, a legislação tributária é extremamente ampla e complexa. Entretanto, a dificuldade que uma grande empresa tem para entender e aplicar a legislação tributária será a mesma que a micro e a pequena empresa também terão.

Nesse sentido, todo empreendimento, independentemente da sua área de atuação ou porte, deve contar com o apoio dos profissionais das áreas contábil e fiscal de uma empresa de consultoria tributária.

Quais os benefícios que ela pode proporcionar ao negócio?

Agora que você entendeu o que é a consultoria tributária e as suas atribuições dentro de um empreendimento, vamos mostrar quais são os principais benefícios que esse tipo de serviço pode proporcionar ao seu negócio.

Contar com conhecimento especializado

Um ponto que já foi mencionado neste artigo é o fato de poder contar com o apoio e os conhecimentos especializados de profissionais altamente qualificados e conhecedores das ramificações da legislação fiscal.

Isso garantirá que a sua empresa cumpra com todas as suas determinações tributárias e a blindará contra possíveis problemas com órgãos tributantes brasileiros.

Evitar o pagamento de tributos desnecessários

Como mencionamos, existem muitas empresas que acabam pagando mais impostos do que efetivamente seria devido. Isso ocorre, principalmente, em empresas que não contam com o apoio especializado de uma consultoria tributária.

O erro começa quando elas determinam o seu regime de tributação. Muitas organizações acabam por selecionar a modalidade do Simples Nacional, acreditando ser essa sempre a melhor opção. No entanto, isso nem sempre é correto.

Existem outros regimes que, em casos determinados, podem proporcionar mais benefícios que esse modelo mais simplificado. Nesse sentido, você precisa contar com uma consultoria tributária para fazer todas as análises necessárias com a finalidade de determinar o regime de tributação mais adequado ao seu empreendimento.

Aumentar a eficiência da gestão tributária

Por fim, como benefício geral, a consultoria tributária melhorará o processo de administração de todos os elementos que compõem a gestão tributária da sua empresa, aplicando, assim, a legislação adequada e fornecendo informações relevantes para evitar problemas com órgãos de fiscalização.

O que avaliar antes de contratar uma consultoria tributária?

Para contratar uma empresa de consultoria tributária, você precisa, inicialmente, observar se a prestadora de serviço conta com profissionais qualificados, especializados e que têm experiência com o seu tipo de negócio.

Além disso, é importante observar se a empresa contratada tem credibilidade no mercado, bem como tempo de atuação nesse segmento de prestação de serviços. Você também pode buscar informações em sites, redes sociais ou nos demais meios de contato disponibilizados pela empresa que pretende contratar.

Também é importante verificar alguns diferenciais, tais como, compliance tributário, que é uma estratégia que visa colocar a sua empresa sempre em conformidade com todas as normas fiscais que são exigidas, evitando o seu descumprimento, o que acarretaria em penalidades para a empresa.

Com todas essas dicas, você já deve ter entendido a importância da consultoria tributária e todos os benefícios que esse tipo de serviço pode proporcionar ao seu empreendimento. Então, não perca tempo. Selecione uma empresa especializada e comece a implantar esse procedimento em seu negócio.

Para que possamos auxiliá-lo ainda mais, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Conte-nos sobre suas necessidades, dúvidas e dificuldades. Teremos um imenso prazer em ajudá-lo!

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.

Guia sobre EFD-Reinf para empresas