Contabilidade gerencial: o que é, como funciona e quais são as suas vantagens?

Durante a sua jornada de gestão, você certamente já compreendeu a relevância de acessar dados sobre a sua organização e sobre os consumidores durante a rotina de serviço, certo? Essas informações garantem decisões pautadas na realidade e uma eficiência muito maior para os próximos passos da sua empresa. Mas você sabe o que a contabilidade gerencial tem a ver com isso?

Neste post, a nossa finalidade é exatamente esta: apresentar a tal estratégia tão consolidada na atualidade e indicar um caminho coerente para a sua aplicação. E então? Você quer saber mais informações sobre a contabilidade gerencial? Continue a leitura!

Como a contabilidade gerencial funciona?

Para iniciarmos, é importante que você compreenda que a função da contabilidade gerencial é apoiar a tomada de decisão da empresa, gerando dados para garantir insights e ações coerentes para a organização. Porém, há, ainda, mais uma atribuição para tal: gerar uma “fotografia” da real situação patrimonial e financeira da sua empresa. 

É a partir desses dados que a sua instituição garante uma maior otimização de recursos, uma compreensão relevante sobre a atual situação do negócio e, claro, um planejamento com foco no que realmente importa para o atual momento.

O que preciso saber sobre contabilidades gerencial?

Contando com o principal lema “criar valor por meio de valores”, a contabilidade gerencial mantém o trabalho dos contadores alinhados com os valores éticos da profissão. Além de influenciá-los a pautar as ações contábeis na criação de valores, utilizando os conhecimentos e habilidades (como a gestão de riscos, previsões, planejamento e orçamento) naturais da própria profissão.

É necessário, portanto, que se reconheça os contadores estratégicos como grandes parceiros do negócio, já que esses profissionais não só compreendem os aspectos financeiros da organização, mas também outras medidas (que não financeiras). Como:

  • lucros da empresa, contando com as demonstrações contábeis;
  • processos da organização, focando na satisfação do cliente;
  • pessoas relacionadas à instituição, preocupando-se com a aprendizagem dos colaboradores e satisfação dos mesmos;

Qual é a sua real importância?

Para acessar a relevância dessa estratégia, é necessário reconhecer que não há como melhorar uma situação sem a conhecer. Como você poderia, por exemplo, otimizar recursos, saber em quais pontos a sua organização precisa melhorar ou onde é válido investir se não há uma compreensão do que está acontecendo com a sua empresa? 

Ao acessar os dados do seu negócio, a tomada de decisão é pautada exclusivamente na atual situação da corporação: nada de achismos ou cópias do que o seu concorrente está fazendo. Os números e dados garantidos pela contabilidade gerencial oferecem uma base sólida para planejar os próximos passos para o futuro (curto, médio e longo prazos).

Compreenda agora como a sua empresa pode ser beneficiada com tudo isso. Veja os próximos tópicos!

Otimização de recursos por meio da disponibilidade de informações

Você realmente sabe aonde os recursos da sua empresa estão indo? É comum não ter tanta compreensão dos furos durante as rotinas de serviço e, dessa maneira, não saber, com clareza, para onde o dinheiro está indo. 

A contabilidade gerencial pode oferecer informações pontuais sobre o investimento de recursos e sobre o desperdício de dinheiro. Depois disso, basta que você e os colaboradores, com o apoio da sua equipe financeira, trabalhem para rever processos e viabilizar o rendimento e a otimização de recursos.

Subsídio à organização para que ela tenha vantagem competitiva

Para crescer, é preciso conhecer o seu território. Não há outro caminho para fazê-lo sem que haja a compreensão dos seus pontos fortes e dos fracos. Como, então, você poderia dar o próximo passo rumo ao sucesso da sua companhia e ao destaque no mercado se não há compreensão do que está acontecendo com os seus recursos? 

Ao se contar com a contabilidade gerencial, você garante uma apresentação de tudo que está acontecendo com o seu patrimônio e, a partir daí, pode trabalhar com ações de recuperação e de destaque no mercado concorrente.

Foco em proporcionar um crescimento sustentável na empresa

Os gargalos de recursos representam um inimigo do crescimento sustentável. Isso porque, sem o controle de investimentos, não há possibilidade de focar a aplicação dos montantes onde realmente é necessário.

A conclusão disso é que a sua empresa passa a gastar muito mais do que deveria. Uma contabilidade gerencial pode assessorar as suas decisões financeiras, apresentando, pontualmente, os setores que necessitam de investimentos e os processos que estão gastando mais do que deveriam. 

Garantia de aumento de lucro 

Obviamente, o principal foco de uma empresa é a obtenção de lucro e a sua instituição precisa das ferramentas certas para atingir esse objetivo. Durante a ação da contabilidade gerencial, você acessa informações cruciais para desenvolver os setores e garantir a construção coerente do preço de venda (a famosa precificação estratégica), por exemplo. 

Tudo isso sem achismos: na contabilidade gerencial, é possível observar e concluir todas as melhores posturas diante de dados, gráficos e demonstrativos claros da real situação. Isso também revê a relação entre empresário e equipe contábil, que devem trabalhar em conjunto, buscando resultados e esclarecimentos relevantes sobre a organização. 

No entanto, afinal, vale a pena contratar um serviço de contabilidade gerencial?

Se você e a sua empresa desejam um crescimento organizado e coerente, chegando até aqui, já é possível perceber o quanto a contabilidade gerencial é importante e pode garantir maiores acessos do que você obtém no atual momento. É fato que, por meio dessa estratégia, a sua equipe acessa muitas ferramentas imprescindíveis para viabilizar o crescimento sustentável da organização, o aumento de lucro e o destaque entre os concorrentes.

É isso que você deseja para a sua empresa? Então, investir na contabilidade gerencial, definitivamente, vale a pena!

Aplicação da contabilidade gerencial

Assim como os diversos tópicos de empreendedorismo estratégico, a contabilidade gerencial, para valer a pena e resultar em todas as vantagens pontuadas, demanda engajamento e comunicação entre os setores.

Isso significa (e não é possível ignorar), porém, que essa modalidade contábil não se sustenta sozinha: é preciso de apoio da gerência da empresa, de engajamento das equipes colaborativas e da conexão entre os departamentos da instituição. Assim, todos os recursos da sua organização, principalmente os humanos, precisam estar focados em ações para melhorias significativas no empreendimento. 

Pronto! Agora, você conhece a contabilidade gerencial e já compreende a importância que ela tem para a sua empresa. Os gráficos, dados e demonstrativos sobre a sua companhia podem ganhar outros significados com o apoio de uma equipe pronta para detalhá-los e trabalhá-los com a sua instituição. 

Não ignore, porém, que, para garantir a viabilidade de todas essas informações apresentadas ao longo do texto, é essencial que você conte com uma empresa contábil comprometida e preparada para tal responsabilidade.

Quer saber como a RM Consult pode garantir todas as vantagens da contabilidade gerencial para a sua empresa? Então, entre em contato com a nossa equipe de atendimento! Estamos ansiosos para trabalhar com você pelo crescimento sustentável da sua corporação!

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.