Saiba agora o papel da contabilidade gerencial na tomada de decisão

O empresário deve lidar diariamente com uma série de desafios inerentes ao seu negócio. Entre eles, podemos citar o fato de precisar lidar com a concorrência, se relacionar com clientes e fornecedores e, ainda, ter que apagar certos “incêndios” que acontecem no dia a dia. Nesse contexto caótico, existe uma ferramenta que pode ajudar muito esses empreendedores: a contabilidade gerencial.

Basicamente, se trata de um tipo de prestação de serviço voltado à gestão do negócio, ou seja, ela fornece informações gerenciais precisas e detalhadas sobre os mais variados pontos com um objetivo principal: servir como base na tomada de decisões.

Quer saber como funciona esse processo? Então, continue lendo este artigo e entenda!

O que é a contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é um tipo de serviço composto por uma série de procedimentos contábeis que tem por objetivo juntar dados gerados por uma empresa, escriturá-los e transformá-los em informações precisas e de extrema qualidade para serem utilizadas na tomada de decisões do empreendimento.

Para que isso possa ocorrer, o trabalho se inicia no primeiro momento em que um fato ocorre em sua empresa. Os dados são implantados em um sistema, e nele são feitos os tratamentos necessários para que se aloquem gastos e receitas em seus devidos locais de origem transformando-os em informações detalhadas sobre os mais variados pontos de um negócio — os relatórios e as demonstrações.

A contabilidade gerencial também permite que seja feita uma análise do seu negócio em comparação com os concorrentes que já estão no mercado. O mais importante é demonstrar ao gestor em que ponto ele está e quais são os seus principais desafios, bem como as tendências do seu negócio e como ele pode ser projetado no futuro.

Ela avalia aspectos internos e externos; sendo assim, é possível encontrar ferramentas de gestão e administração mais modernas que alterem aquelas que não estão funcionando bem, podendo implementar novas estratégias que possibilitem o gestor explorar melhor as potencialidades da sua empresa e fazer ela crescer com o passar do tempo.

Como ela auxilia na tomada de decisões?

Essa ferramenta contábil permite que o seu negócio seja capaz de enxergar a verdade por trás dos números gerados. Até mesmo uma pessoa leiga que teria dificuldade de olhar uma demonstração contábil e tirar informações dela poderia entender os resultados proporcionados pela contabilidade gerencial.

Isso porque o foco desse tipo de serviço é o fornecimento de informações, e para isso é necessário que elas sempre sejam o mais simples possível para que o gestor possa entender e utilizar aquela informação como embasamento para suas decisões.

Sendo assim, a contabilidade gerencial é uma importante ferramenta para o controle de um negócio. Os dados que são lapidados por ela podem orientar todas as decisões que moldarão o futuro de um empreendimento e servir como base para avaliação e o aprendizado com os erros do passado.

Em muitos casos, essa função de criação de metas, destinação de recursos, mensuração de desempenho financeiro e outras atribuições voltadas para a questão estratégica são executadas por um Controller, um profissional altamente experiente e com amplo conhecimento em contabilidade, finanças e legislação tributárias aplicáveis ao seu negócio.

Entretanto, nem todas as empresas têm condições de ter um profissional deste nível atuando em seus negócios. Quanto a isso, mostraremos a solução no próximo tópico.

Como colocar as estratégias da contabilidade empresarial em prática?

Agora, mostraremos como você pode colocar as estratégias de contabilidade empresarial em prática. O primeiro passo é contar com uma ferramenta tecnológica que possibilite o registro e escrituração de todos os dados brutos gerados pela sua empresa. Além disso, esse software precisa se comunicar com o da contabilidade gerencial. Isso evitará retrabalhos e digitações desnecessárias.

Em seguida, é fundamental que você capacite a sua equipe para atender a todas as demandas da contabilidade gerencial. Geralmente, esse tipo de serviço exige certos procedimentos e rotinas diferenciadas para que seja possível registrar todos os dados gerados pela empresa.

O trabalho da contabilidade gerencial, apesar de ser mais complexo e detalhado, necessita, principalmente, da fidelidade de todos os dados do seu negócio. Uma informação cadastrada de forma equivocada pode colocar em risco todo o trabalho do seu contador e prejudicar as informações geradas por ela. Consequentemente, as decisões tomadas com base nelas podem estar viciadas e, assim, causarem prejuízos à empresa.

Imagine, por exemplo, se você tomar a decisão por comprar determinado produto acreditando que o estoque está em falta, pois o relatório gerencial apresentou isso, e quando a mercadoria adquirida chega ao estabelecimento você descobre que, na realidade, havia um grande estoque desse mesmo produto.

Consegue imaginar o tamanho do prejuízo para a sua empresa? Apesar de ser um erro simples causado pela falta de alimentação do controle de estoque, isso não é difícil de acontecer e muitos empresários sofrem grandes perdas financeiras e de produtos por causa de problemas básicos como esses.

Por fim, lembra que mencionamos que algumas empresas contam com o auxílio de um Controller para executar algumas dessas funções, mas que nem sempre as empresas podem ter esse tipo de profissional? Para resolver isso, você deve contar com o apoio de uma consultoria especializada.

Esse tipo de empresa já tem os profissionais altamente qualificados para prestar serviços para o seu empreendimento e, assim, proporcionar todos os benefícios que a contabilidade gerencial oferece, servindo como apoio para solucionar dúvidas ou demais questões que surgem no dia a dia do negócio e que têm relação com as suas questões contábeis e administrativas.

Entretanto, você deve ter certos cuidados na hora de contratar uma empresa desse tipo. Ela precisa ter alguns diferenciais e oferecer soluções eficientes para cuidar da saúde financeira da sua empresa, fornecendo dados confiáveis e relatórios com regularidade periódica para que sejam feitas a análise e a gestão contábil do negócio.

Como você pôde perceber, a contabilidade gerencial é um tipo de serviço que transforma a gestão do seu negócio. Entretanto, para que a sua empresa alcance esse nível, é fundamental que você conte com o apoio especializado de uma boa consultoria.

Quer saber mais como isso funciona? Então, entre em contato conosco! Nossos especialistas explicarão com mais detalhes e sanarão todas as suas dúvidas sobre o assunto.

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.