O que fazer quando o fluxo de caixa está comprometido? Saiba aqui!

Um fluxo de caixa comprometido é sinal de alerta vermelho para o gestor financeiro de uma empresa. O controle de caixa inclui uma rotina na qual é feito o registro de todas as entradas e saídas de dinheiro que acontecem dentro de uma empresa. Com esse controle, é possível identificar problemas antecipadamente, o que gera a oportunidade de tomar as medidas de reversão de eventuais situações que possam ser prejudiciais para o negócio.

Quando o fluxo de caixa está comprometido, é sinal de que o controle de caixa pode não ter sido feito de forma eficaz e, com isso, a empresa está correndo riscos de se deparar com dificuldades no cumprimento de suas obrigações.

Se o gestor identifica um fluxo de caixa asfixiado, os riscos de comprometimento da saúde financeira e, em alguns casos, até mesmo, da existência da empresa são muito grandes. Por isso, é importante que os gestores conheçam as estratégias para lidar com a situação e reverter o problema, caso surja.

Neste post, você vai conferir algumas dicas de como agir diante desse tipo de problema, entendendo quais são as melhores estratégias e como o apoio de profissionais especializados pode ajudar no desenvolvimento financeiro do seu negócio! Confira!

Identifique as causas do problema

O primeiro passo para lidar com um fluxo de caixa comprometido é entender o que está acontecendo. Ao identificar a raiz do problema, o gestor terá elementos que lhe permitam planejar as ações que precisam ser tomadas com o propósito de minimizar o impacto daquele entrave em suas operações.

Entre os erros mais comuns atrelados ao comprometimento do fluxo de caixa e que podem causar prejuízos para a organização, estão o registro incorreto de informações de entradas e saídas, a ausência de um acompanhamento diário, a falta de registro dos valores de forma fidedigna, o desconhecimento sobre o ciclo financeiro e operacional e a falta de previsibilidade em relação às vendas futuras.

Qualquer uma dessas situações pode representar danos para o fluxo de caixa, já que elas acabam se refletindo em falta de controle e, consequentemente, em falta de conhecimento sobre a situação financeira do negócio.

Depois de identificar o problema e o erro atrelado a ele, o próximo passo é estabelecer quais serão as estratégias para minimizar o impacto daquele transtorno no seu negócio. A seguir, você descobrirá algumas das principais medidas recomendadas pelos especialistas.

Reduza custos operacionais

De forma geral, uma das ações imediatas que toda empresa com problemas no fluxo de caixa pode adotar é a redução de custos operacionais.

Nesse contexto, é preciso avaliar quais os custos da empresa, a realidade e as perspectivas do negócio a curto e médio prazos, identificando eventuais custos que possam ser cortados sem o risco de causar prejuízos para a organização.

O apoio técnico de uma consultoria especializada pode contribuir para a análise desses custos e para as ações indicadas para a redução dos gastos e a normalização do fluxo de caixa.

Negocie com os seus fornecedores

Outra ação comum e indicada para a empresa que está lidando com o comprometimento do fluxo é a negociação dos prazos para pagamento com os seus fornecedores.

Isso demandará um certo tempo e planejamento, mas pode ser uma das soluções mais eficazes na busca de uma folga dentro do caixa até o restabelecimento das finanças.

Considere entrar em contato com os fornecedores que já têm uma parceria mais longa com a sua empresa e lembre-se sempre de que o sucesso desse tipo de negociação dependerá da sua relação com esses fornecedores.

Organize o seu estoque

Uma das causas comuns de problemas no fluxo de caixa é a falta de organização do estoque. O gestor precisa estar ciente de que o capital investido em estoque é sinônimo de dinheiro parado, que não está produzindo juros e nem dividendos para a empresa.

Dessa forma, a organização e a redução de estoque podem ser medidas eficientes para trazer um gás para o fluxo de caixa.

É natural que a gestão do estoque precise ser avaliada de acordo com as demandas do negócio e as perspectivas de venda, já que a empresa não pode correr o risco de ficar sem os produtos. Por isso, a organização é um trabalho que demanda muito planejamento e expertise por parte da companhia.

Analise a situação da inadimplência

Outro aspecto que precisa ser considerado é a questão da inadimplência. Ela pode ser a razão pela qual a empresa não está indo bem. Clientes que não pagam as contas em dia precisam ser acionados para que realizem o cumprimento de suas obrigações com o máximo de brevidade.

Quando a empresa deixa de lado a questão da cobrança dos inadimplentes, o caixa sofre perdas significativas e que podem ser responsáveis pelo comprometimento do fluxo de caixa e de toda a operação da companhia.

O apoio de uma consultoria especializada é imprescindível no processo que envolve a identificação dos problemas e a criação de um plano de ação para a sua empresa.

Por isso, a melhor forma de lidar com um fluxo de caixa comprometido é por meio da busca de profissionais com expertise em finanças e planejamento empresarial.

A RM Consult é uma empresa especializada nas áreas de outsourcing contábil, tributário e trabalhista. Também oferece ao mercado serviços de consultoria focada em finanças, performance empresarial, compliance tributário e governança corporativa.

É uma solução completa para os empresários que buscam informação qualificada, redução de riscos para o negócio e contribuição técnica para o processo de tomada de decisões.

Como você pode ver, é imprescindível conhecer a situação do seu negócio, estabelecendo estratégias específicas direcionadas de acordo com a realidade da sua organização.

O apoio de consultorias especializadas ajuda a entender melhor os processos financeiros, os erros procedimentais e as rotinas que podem ser desenvolvidas para agregar qualidade e resultados ao setor financeiro, favorecendo a melhora no desempenho da gestão do fluxo de caixa.

Sua empresa está com problemas de fluxo de caixa comprometido? Então, entre em contato com a Rocha & Montarroyos Consult e descubra como podemos ajudar na gestão das suas finanças e no desenvolvimento de uma performance empresarial.

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.