O que é gestão de conflitos? Entenda sua importância nas organizações

Gerenciar conflitos é uma forma de contribuir para a harmonia no ambiente de trabalho e ainda para o desenvolvimento da empresa.

O conflito se origina da diversidade de opiniões e, assim, quando bem gerenciado, eleva a criatividade e as chances de inovação nos grupos de trabalho. A visão negativa sobre o assunto e a ausência de ferramentas para trabalhar com as questões dificultam a administração do conflito.

É comum que as discordâncias, sejam abertas ou latentes, contem com a atuação de um líder ou de um mediador. Neste post, mostraremos o que é gestão de conflitos e a importância que ela tem para as empresas!

O que é gestão de conflitos?

Gestão de conflitos é uma área da gestão corporativa cuja função é conciliar duas ou mais partes que estão em atrito para que seja alcançada uma solução que satisfaça a todos.

Vale lembrar que essa gestão exige conhecimentos específicos na área: é importante saber como administrar pessoas e conhecer métodos e técnicas para mediação de conflitos.

A depender do tipo de negócio e do tamanho da empresa, é interessante a contratação de um profissional que se responsabilize por essas questões ou até montar um setor destinado a solucionar essas divergências. Mesmo que não haja um departamento específico, sempre existirão conflitos internos e a atuação dos profissionais de Recursos Humanos é necessária.

O fundamental é que todos os colaboradores recebam treinamento e orientação para desenvolver relacionamentos saudáveis, como formas de comunicação que não ofendam os colegas.

Qual é a importância da gestão de conflitos na empresa?

A gestão de conflitos é da máxima relevância para uma convivência harmoniosa entre os mais valiosos ativos de uma empresa: os funcionários. Para que ocorram negócios, é necessária a presença de pessoas e, onde existem pessoas, há emoções. O tratamento dado às divergências deve desmistificar o significado dos conflitos.

A gestão de conflitos pode mostrar que alguma coisa precisa ser modificada para a melhoria dos relacionamentos: o comportamento de certos funcionários, a comunicação interna, o espaço para que as pessoas se manifestem, a cultura empresarial.

Quando não se investe na gestão de conflitos, o ambiente de trabalho pode ficar tóxico e facilitar, desse modo, as práticas de bullying, as fofocas, o abuso de poder, as ofensas que prejudicam o clima organizacional.

Quais são os benefícios da gestão de conflitos?

Podemos citar diferentes benefícios proporcionados pela gestão de conflitos eficiente, confira!

Estimula a construção de um ambiente de colaboração

Ao tratar os conflitos como eventos naturais que podem oferecer bons resultados para a empresa, os líderes definem bases para a colaboração.

Todos sabem que é possível a conciliação de ideias, ou seja, os colaboradores podem entrar em um consenso a respeito de um assunto, desde que sejam flexíveis. Desse modo, consegue-se alcançar resultados melhores e melhorar o nível de satisfação de todos.

Ajuda a reter talentos

Um ambiente de trabalho hostil não é nada agradável, nem produtivo para nenhum colaborador. Quando discussões acaloradas surgem por qualquer pretexto, os colaboradores mais talentosos (e mesmo os outros) acabam se desgastando e o resultado é óbvio: pedem demissão.

Mas, desde que haja a gestão de conflitos, eles se sentem motivados a continuar, já que percebem que existe uma grande preocupação em manter a harmonia nos relacionamentos.

Contribui para a melhor tomada de decisões

O estresse gerado pelos conflitos influi negativamente na tomada de decisões. Elas são tomadas, nessas condições, motivadas por emoções e quase sempre são precipitadas.

A administração dos conflitos contribui para controlar situações assim e não permitir que o lado emotivo supere o lado racional. Em outras palavras, é fundamental saber lidar com os conflitos para tomar decisões mais conscientes.

Promove um ambiente renovado

Quem já trabalhou em um ambiente tóxico sabe o quanto é prejudicial à saúde da mente. Um espaço saudável e seguro para todos os funcionários permite revolucionar a forma de comunicação. A gestão de conflitos permite desenvolver um ambiente renovado, nos quais funcionários e gestores se sintam bem na companhia uns dos outros e possam manter um diálogo com serenidade, sem estresse.

Reduz absenteísmo e presenteísmo

A gestão de conflitos ajuda a evitar eventos muito desagradáveis e que geram improdutividade para a empresa, como:

  • absenteísmo: atrasos ou faltas recorrentes;
  • presenteísmo: o funcionário está presente, mas não está concentrado, está desligado do trabalho.

Outras vantagens em aplicar a gestão de conflitos

Outros benefícios da gestão de conflitos são:

  • redução de gastos;
  • aumento na capacidade de tomar decisões mais efetivas;
  • maior retorno sobre o investimento (ROI), com equipes e forças de trabalho operando na mesma direção;
  • novas iniciativas são implementadas com mais coesão e mais eficácia;
  • aumento da produtividade;
  • redução de retrabalhos;
  • promoção de um ambiente inovador e de criatividade;
  • fortalecimento do relacionamento interpessoal;
  • times de funcionários mais engajados e comunicativos;
  • melhor percepção pública da empresa.

Como implementar a gestão de conflitos?

Podemos implementar a gestão de conflitos a partir de algumas medidas. Veja abaixo!

Não ignore os conflitos

Ignorar os conflitos não faz com que eles desapareçam. Seria como estar com alguma dor ou enfermidade e fingir que não está — isso não vai alterar a realidade.

Quanto mais tempo passar, mais difícil se torna a resolução dos conflitos. Assim, as possibilidades de que eles se tornem algo mais sério são maiores.

Estimule a diversidade

O correto é apoiar as diferenças e não tentar reprimi-las. Motivar a diversidade significa abrir as portas para o desenvolvimento da criatividade e respeitar a singularidade de cada funcionário, já que cada um é um indivíduo. Além disso, quando os funcionários perceberem que a discriminação e o preconceito não são aceitáveis, eles se sentirão inibidos de adotar práticas nocivas.

Ataque os problemas e não as pessoas

Os colaboradores têm opiniões diferentes e é necessário o respeito mútuo para evitar conflitos. O que se deve fazer é detectar o que originou o conflito e solucioná-la, sempre estimulando a tolerância e a compreensão.

Entenda o conflito como uma oportunidade

Na maioria dos conflitos, há um elevado potencial para o aprendizado. Ideias discordantes e diversificadas podem motivar a aprendizagem e a inovação.

Você conseguirá uma gestão de conflitos eficaz se dispor de um suporte adequado, como o da RM Consult, que presta serviços em diversas áreas (contabilidade, tributos e impostos, questões trabalhistas e consultoria financeira). A gestão de uma empresa é um processo complexo, mas com uma empresa especializada, o trabalho fica mais fácil, especialmente a administração de conflitos.

O texto vai ajudar nas suas futuras decisões? Quer acertar ainda mais na gestão de seu negócio?Aproveite para entrar em contato com a RM Consult e confira as soluções que ela oferece, de Outsourcing Contábil a consultoria financeira e/ou tributária.

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.