Benefícios da governança corporativa em pequenas empresas

A governança corporativa nas pequenas empresas é um sistema que dirige as empresas envolvendo o relacionamento entre a administração do negócio, sócios, órgãos de fiscalização, fornecedores, empregados e demais pessoas ligadas.

Por envolver muitas pessoas, geralmente, esse conceito não é bem desenvolvido e disseminado nos empreendimentos brasileiros, o que faz com que eles percam muito em termos de gerenciamento.

Neste artigo, você entenderá a importância da governança corporativa para a sua empresa, bem como os principais benefícios que ela pode proporcionar. Acompanhe!

Governança corporativa nas pequenas empresas: o que é e qual a sua importância?

O desenvolvimento da Governança Corporativa em um negócio é algo extremamente desafiador. Afinal, muitas das pequenas e médias empresas brasileiras são familiares e precisam passar por um processo de amadurecimento antes de implementarem e se beneficiarem deste conceito.

Para você ter uma ideia desse desafio, é muito comum que alguns desses negócios sequer tenham conselhos fiscais e administrativos, tendo em vista que os próprietários acabam exercendo essa função. Entretanto, esse fato não é um impeditivo para que ele não execute os procedimentos da governança corporativa que são a transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade com a corporação.

A governança corporativa é um tipo de sistema que tem por responsabilidade a administração, monitoramento e geração de incentivos para uma empresa. Ela pode ser aplicada em todo e qualquer tipo de negócio, independentemente do seu tamanho, porte ou mercado de atuação.

Esse tipo de metodologia, como já mencionamos, contempla quase todos os ramos da organização, desde os mais altos cargos da administração até mesmo pessoas ligadas ao negócio. As suas práticas têm como objetivo principal alinhar todos os interesses entre as partes envolvidas em um negócio e otimizar o seu valor econômico ao longo dos anos de sua existência.

Além desses objetivos, a governança corporativa nas pequenas empresas também facilita o acesso a recursos que contribuem para a melhoria da qualidade da gestão dos negócios.

Quais os benefícios da governança corporativa nas pequenas empresas?

Agora que você já entendeu o que é a governança corporativa e a importância desse tipo de processo para uma empresa, mostraremos quais são as principais vantagens tangíveis que podem ser obtidas com ela. Acompanhe!

Redução de custos

A redução de custos é uma busca constante em todas as empresas. Afinal, esse tipo de gasto pode interferir diretamente na lucratividade de um empreendimento, além de ser determinante para o seu sucesso e crescimento ao longo do tempo.

O grande problema é que os custos estão totalmente ligados à atividade da empresa. Ou seja, se ela reduz esse tipo de gasto, pode prejudicar sua operação reduzindo a capacidade de gerar resultados, além da qualidade de seus produtos ou serviços. Sendo assim, reduzir um custo é algo que precisa ser feito com muita cautela e atenção.

Nesse sentido, as práticas da governança corporativa nas pequenas empresas permitem que os gestores tomem decisões mais acertadas, possibilitando que eles consigam analisar desperdícios, custos desnecessários que podem ser suprimidos ou, até mesmo, eliminados.

O resultado disso é muito simples de ser enxergado: sua empresa terá a possibilidade de aumentar sua lucratividade, diminuindo custos de operação sem prejudicar a produção, vendas ou prestação de serviços.

Transparência na gestão do negócio

Ter transparência na gestão de um negócio é algo totalmente possível de ser feito. Isso não significa que você deve abrir mão do sigilo de determinadas operações, garantido por Lei em algumas empresas, mas que pode gerenciar a empresa demonstrando a todos os interessados as informações que cabíveis.

Um dos principais fundamentos da governança corporativa, portanto, é justamente a prestação de informações com transparência. Ao aplicar esse conceito em sua empresa, você poderá obter esse benefício, proporcionando mais confiança para os colaboradores externos e internos, melhorando o relacionamento entre todas as partes ligadas.

Melhor otimização de tempo

Há quem diga que tempo vale dinheiro e isso pode ser encarado como uma grande realidade. Afinal, praticamente tudo dentro de um empreendimento pode ser recuperado: prejuízos, clientes, vendas, bens, entre outros. Porém, o tempo perdido jamais volta.

Isso pode parecer clichê para alguns, entretanto, negligenciar ou deixar o tempo passar pode ser altamente prejudicial para a saúde do seu negócio e atrasar por anos o seu crescimento. Assim, a governança corporativa também possibilita esse tipo de otimização, garantindo mais agilidade nas entregas e aumento na produtividade do seu negócio.

Profissionalização da estrutura da empresa

Ter uma estrutura de negócio profissional pode soar como algo custoso e pouco benéfico para um empresário. Entretanto, sob a ótica do mercado como um todo, esse tipo de coisa pode ser extremamente interessante.

Negócios que têm mais profissionalismo podem ter mais facilidades para conseguir acesso a créditos, investimento e melhores negociações com fornecedores e, até mesmo, clientes. Sendo assim, o empresário deve ter atenção a esse ponto e dedicar tempo e recursos a ele.

Nesse sentido, a governança corporativa, especialmente, a que é aplicada às pequenas e médias empresas pode ser a solução para esse tipo de questão. Isso porque esse sistema promove um ambiente com maior grau de profissionalismo, tendo em vista que já contempla a transparência e responsabilidade na gestão — sendo eles elementos essenciais que visam o alinhamento de todas as partes e que garantem mais chances de sucesso e crescimento para um negócio.

Melhora no relacionamento com as Stakeholders

Stakeholders é um termo em inglês que é utilizado para descrever um tipo de público ou pessoas de um grupo que fazem parte de um negócio, podendo eles terem feito investimentos no empreendimento ou não.

Como se trata de um grupo misto, com interesses distintos, o relacionamento com eles pode ser algo desafiador para a gestão de uma empresa. Como a governança corporativa fortalece e envolve todos os envolvidos em um empreendimento, esse tipo de processo pode ser aplicado.

Governança corporativa é um tipo de procedimento que promove a cooperação de todas as pessoas ligadas a um negócio, sejam elas internas ou externas. Com isso, podem ser obtidas uma série de vantagens que vão desde a criação de oportunidades, passando pela captação de investimento e geração de lucros.

Como você pôde perceber, a governança corporativa nas pequenas empresas é um procedimento que tende a contribuir muito com o seu crescimento e solidificação ao longo do tempo, tornando-se um negócio mais confiável aos olhos de investidores, credores e demais pessoas ligadas, aumentando sua credibilidade perante o mercado e favorecendo o fechamento de novos e melhores negócios.

Gostou das informações deste artigo? Caso queira saber um pouco mais sobre este e outros assuntos valiosos para o seu negócio, recomendamos que acesse o nosso site. Nele, você terá acesso a diversas soluções extremamente úteis e valiosas para sua empresa.

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.