Afinal, qual a importância do orçamento empresarial e como fazer um?

Muitos empreendedores — principalmente de pequenas e médias empresas — não entendem a importância do orçamento empresarial e acabam deixando o negócio à mercê da sorte, pois essa é uma ferramenta crucial para garantir que ela honre seus compromissos e atinja o equilíbrio financeiro.

Durante a leitura desta publicação você encontrará no que exatamente consiste esse orçamento, sua finalidade e importância para a empresa, no fim, também demonstramos como elaborá-lo na prática. Confira!

O que é e para que serve um orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é um documento que detalha todas as receitas e despesas da empresa em um determinado período — que geralmente é de um ano. Quanto aos seus principais objetivos, eles podem ser resumidos em:

  • identificar quanto capital a empresa tem em seu domínio;
  • saber quanto precisa despender para continuar operando;
  • calcular o faturamento necessário para bater metas e expectativas.

Esse orçamento está diretamente ligado à elaboração do planejamento estratégico da empresa, pois se trata de uma ferramenta usada para estabelecer as metas do planejamento. Além disso, o gestor terá uma visão mais clara e real da situação do negócio, o que permite traçar um plano mais adequado aos objetivos gerais.

Qual é a importância do orçamento empresarial?

Os benefícios do orçamento estão diretamente ligados às finanças e desenvolvimento a longo prazo do negócio, entenda-os melhor a seguir.

Permite a distribuição correta dos recursos

Com o melhor controle das finanças, é possível distribuir o orçamento mais adequadamente para cada departamento ou setor da empresa.

Prevê receitas e despesas

Uma das etapas do orçamento consiste na simulação de cenários sobre situações futuras das contas da empresa, permitindo que o gestor se prepare para lidar com elas antecipadamente.

Melhora a tomada de decisões

Graças à previsão de receitas e despesas futuras, a ferramenta pode ser utilizada estrategicamente para melhorar a tomada de decisões, já que o gestor poderá planejar suas ações conscientes dos cenários previstos no orçamento.

Ajuda no alcance de metas

A empresa conseguirá estipular e reservar o orçamento necessário para alcançar suas metas, garantindo melhores condições para atingi-las.

Auxilia na solução de problemas

Outra utilidade do orçamento consiste na propositura de soluções para eventuais problemas orçamentários que empresa incorra.

Powered by Rock Convert

Como fazer um orçamento empresarial na prática?

Agora que você já compreendeu a importância de fazer esse orçamento, veja abaixo os passos essenciais para elaborá-lo.

Elabore um planejamento

A primeira etapa é planejar como será feito o orçamento. Aqui você deve coletar todas informações financeiras sobre os períodos anteriores, algumas delas são:

  • resultados obtidos;
  • despesas separadas por categoria;
  • média de vendas;
  • alterações sazonais;
  • despesas inesperadas;
  • capital de giro;
  • entre outras.

Nesse momento, também é preciso estabelecer os objetivos e metas para o atual e próximos anos, bem como estruturar um plano de ação para atingi-los.

Envolva todos os setores da empresa

É importante envolver todo o setor da empresa, como de vendas, suporte, administrativo e, especialmente, o de marketing e produção, pois o primeiro orçamento a ser realizado é o da receita. Isso ocorre pelo fato de que será a partir dessa conta que os demais orçamentos serão estruturados.

Estude as receitas e despesas

Após, identifique as origens de suas receitas e despesas, incluindo o valor médio mensal e anual de ambas as contas. Essa etapa é crucial para realizar a previsão de contas, já que ela será baseada no histórico da empresa.

Estabeleça verbas para cada setor

Identifique o orçamento mínimo necessário para pleno funcionamento de cada setor da empresa, sendo relevante considerar o retorno proporcionado por cada um deles.

Defina um orçamento

Baseando-se nesses dados, você poderá elaborar o orçamento da empresa. É importante considerar as áreas da empresa que consomem mais recursos — como a folha de pagamento — e focar nas atividades principais do negócio. Algumas das informações que devem contar no documento são:

  • receitas;
  • despesas por setor;
  • investimentos;
  • empréstimos;
  • custos;
  • fluxo de caixa.

Além disso, o orçamento também deve estimar os resultados futuros em três cenários:

  • otimista: hipótese em que as metas da empresa são alcançadas;
  • pessimista: cenário desfavorável à empresa;
  • realista: situação mais provável de ocorrer no campo prático.

Monitore e controle e orçamento

De nada adiantaria elaborar um orçamento se a empresa não consegue aplicá-lo no campo prático. Faz-se essencial que os controles da organização sejam aprimorados, bem como que as contas sejam monitoradas para averiguar se o orçamento está sendo seguido.

Os gestores de sucesso devem entender a importância do orçamento empresarial, além de saber como realizá-lo na prática. Mas com o auxílio de consultores especializados no ramo, você conseguirá fazer um orçamento adequado para seu negócio.

Siga-nos agora mesmo nas redes sociais e se mantenha atualizado no assunto! Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn!

0 comentários

Categorias

Receba nossos conteúdos por email.

Powered by Rock Convert

Guia sobre EFD-Reinf para empresas