Fazer uma boa gestão do capital de giro é fundamental para manter as atividades do negócio e garantir a sua sobrevivência a longo prazo. Trata-se de um conhecimento especialmente importante quando ocorrem oscilações drásticas no caixa, o que geralmente acontece em cenários de incertezas, como a crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus.
Para auxiliar nossos leitores a garantir a saúde de seus negócios, a seguir trouxemos as melhores dicas de como obter capital de giro, seja recorrendo a um banco ou não. Acompanhe!
Estratégia de vendas
As primeiras medidas tomadas devem envolver mudanças na forma de realizar vendas. Uma dica é encerrar as unidades ou filiais que gerem prejuízos. Isso minimiza os riscos da empresa perante um cenário de incertezas.
Outra tática é realizar um novo estudo sobre as necessidades e comportamento do público, pois a pandemia alterou as prioridades e forma de consumo das pessoas. Por exemplo, é possível que uma parcela relevante dos clientes passaram a fazer compras a prazo.
Se a maior parte do seu público comprar à vista, eduque-o mostrando quais são as vantagens de fazer pagamentos na integralidade. Caso seus clientes prefiram comprar a prazo, elabore uma estratégia em que os juros estejam embutidos nas parcelas, evitando futuras perdas.
Estoque preciso
Deixar produtos parados no estoque é um desperdício de capital. Para conseguir dinheiro mais rápido, faça promoções de mercadorias que tenham menos saída ou estão paradas. Após, implemente a Curva ABC, em que os bens são divididos nas seguintes categorias:
- A: representam até 80% das vendas;
- B: responsáveis por até 15% as vendas;
- C: constituem até 5% das vendas.
Lembre-se que, quanto maior forem os prazos de estocagem e de pagamento concedidos aos clientes, mais amplo será o capital de giro que a empresa deverá dispor. Isso significa que os intervalos de estocagem devem ser curtos e as vendas a prazo priorizadas.
Suspensão de investimentos
Interrompa os investimentos cujos períodos de ganhos esperados sejam acima de 6 ou 12 meses e priorize aqueles que com retornos a curtíssimo prazo.
Antecipação de recebíveis
Antecipar recebíveis permite obter capital de vendas feitas por cartões de crédito, cheque e faturas antes do prazo. É possível fazer essa antecipação com seu banco ou a própria operadora do cartão, mas será preciso pagar uma taxa – que geralmente é mais baixa que empréstimos.
Antes de optar por essa tática, revise a projeção de fluxo de caixa, já que uma determinada quantia futura não será mais recebida.
Linha BNDES
Muito se fala das linhas de crédito BNDES quando a empresa necessita de capital. Entretanto, esse órgão não faz atendimento direto com os solicitantes, ele apenas prevê as condições de negociação entre uma instituição bancária ou financeira e a empresa.
Entre em contato com seu banco ou uma agência de fomento credenciada, pergunte quais são as linhas disponíveis e negocie valores, taxas, prazos e garantias. O banco enviará a proposta ao BNDES, que aceitará ou rejeitará imediatamente.
Crédito Especial Caixa Empresa
A Caixa Econômica Federal criou uma linha de crédito especial sem destinação específica que podem ser usados para empresas equilibrar suas contas durante a atual pandemia do coronavírus. Há duas opções de pagamento que podem ser escolhidas pelo gestor: com juros prefixados e pós-fixados, a melhor escolha dependerá do prazo de pagamento da empresa.
Conta garantida
Essa é uma conta de empréstimo desvinculada da conta-corrente normal da empresa. O processo não é feito de forma automática como no cheque especial e os encargos são definidos sobre transferência bancária feita, o que evita que a linha de crédito seja automaticamente negativa.
Como há várias estratégias que permitem o recebimento de capital de giro, é importante que o administrador faça um planejamento adequado ou solicite apoio de uma consultoria em finanças e performance empresarial para evitar problemas financeiros na empresa.
Assine a nossa newsletter e se mantenha sempre atualizado e informado sobre assuntos que auxiliam no crescimento da sua empresa! Aproveite, é gratuito!
0 comentários